Quais as situações em que a osteopatia pediátrica poderá ajudar?

01/02/21 10:00:a.m.

blog-osteopatia-pediatrica-01.jpg

Muitos pais deparam-se com bebés que choram em demasia, que passam horas acordados a chorar, que têm dificuldade em adormecer, que dormem de dia e não de noite, ou que fazem soninhos muito curtos.

Outros bebés têm dificuldade em mamar, ou porque não fazem uma boa pega, ou porque interrompem a mamada por choro ou contorcem-se a mamar com dor. Ou até mesmo por adquiriram um má sucção. Outros ainda, têm cólicas e desconforto abdominal por gases.

Outros são obstipados, e ainda outra das condições mais frequentes, o difícil refluxo, que tanto preocupa os pais, mais ainda se for oculto.

O torcicolo congénito, bastante comum devido a alterações posicionais do bebé in útero ou ainda a plagiocefalia cada vez mais frequente.

Osteopatia pediátrica noutras situações:

  • Check up pós-parto;
  • Sempre que o bebé sofreu um parto difícil, longo ou instrumentado;
  • Bronquiolites e alterações respiratórias crónicas;
  • Otites de repetição;
  • Alterações oculares;
  • Bebé demasiado agitado com choro intenso.

São inúmeras as áreas de intervenção da osteopatia pediátrica com ótimos resultados.  Mas é extremamente importante, e faz toda a diferença, a sensibilidade do profissional para perceber a condição envolvida que pode estar a alterar o bem-estar do bebé e por consequência da família.

Curiosidades

Sabia que, um bebé com uma alteração craniana que não seja corrigida atempadamente, pode tornar-se um adulto com dor cervical por exemplo?

Sabia que, durante o trabalho de parto o crânio do bebé está sujeito a forças compressivas entre 17 a 23kg, sensivelmente?

 

Top