• Psicologia Clínica

Psicologia Clínica

Terapias Cognitivo-Comportamentais

As terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração abrangem um grupo heterogéneo de tratamentos psicoterapêuticos, como a Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Cognitiva Baseada no Mindfulness ou a Terapia Focada na Compaixão, oferecendo uma visão humanista do conceito de saúde mental, defendendo que o bem-estar (emocional, psicológico e social) não advém, apenas, da simples ausência de problemas psicológicos significativos.

Objectivo das Terapias Cognitivo-Comportamentais

O focus da terapia dirige-se para a identificação de valores e objetivos do paciente e para a sua relação com os seus processos internos (emoções, pensamentos), e a forma como estes influenciam a sua interacção com o mundo exterior. Através da relação terapêutica o paciente é “convidado” a assumir uma postura de curiosidade, abertura e aceitação em relação às suas experiências internas, permitindo fomentar o desenvolvimento de mecanismos funcionais, positivos e adaptativos que redefinem a forma como o paciente se coloca perante si mesmo e o mundo que o rodeia.

Psicologia Corporal

A Psicoterapia Corporal é uma linha da psicologia, que olha para o ser humano como uma unidade psicossomática. É uma abordagem, na qual, técnicas verbais e não-verbais são utilizadas para ajudar as pessoas no seu percurso de vida e no seu desenvolvimento pessoal. O que afeta a mente afeta o corpo e o que afeca o corpo afeca a mente. Baseando-se na leitura corporal, ouve-se a história que a pessoa conhece e consegue contar e deduz-se a história que ainda não se conhece, a partir daquilo que o corpo mostra. A proposta é possibilitar, através do contacto com o corpo enquanto organismo vivo e expressivo, revivências de carácter emocional e afetivo, acompanhadas de uma tomada de consciência capaz de dar suporte à reorganização do vivido.

 

Psicologia Clínica

A Psicoterapia Corporal é hoje uma técnica mundialmente difundida e são cada vez mais os defensores da integração do corpo em terapia, com vista a um trabalho psicoterapêutico completo e eficaz. Mesmo que não se recorra necessariamente a um trabalho físico, a utilização de técnicas de respiração e consciência corporal são sempre incorporadas dado que permitem uma maior consciência de si e dos processos internos do indivíduo.

Áreas de Intervenção da Psicologia Corporal

Adultos: Quadros depressivos. Baixa auto-estima. Quadros de perturbação/Instabilidade emocional. Síndrome de Burnout. Baixo auto-controlo. Processos de luto/perdas. Perturbação da Ansiedade/Ataques de Pânico/Fobias. Perturbação Obsessivo-Compulsiva. Quadros psicossomáticos e doenças associadas (hipertensão, asma, dores de cabeça, gastrite, obesidade, tiques, bruxismo, dores musculares tensionais, entre outros).

Áreas de Intervenção da Terapia Cognitivo-Corporal

Adultos: Quadros depressivos. Baixa auto-estima. Tomadas de decisão. Quadros de perturbação / Instabilidade emocional. Síndrome de Burnout. Dificuldades relacionais. Baixo auto-controlo. Processos de luto / perdas. Processos de separação/divórcio. Perturbação da Ansiedade/Ataques de Pânico/Fobias. Perturbação Obsessivo-Compulsiva. Síndrome de Burnout.

Crianças e Adolescentes: Quadros de perturbação emocional: ansiedade, isolamento e depressão. Baixa autoestima. Bullying. Alterações / Perturbações do comportamento (oposição, agressividade, inibição). Perturbações da relação parental. Processos de luto/perdas. Processos de separação/divórcio. Perturbações do Desenvolvimento.

A Dra. Alexandra Gomes é a responsável por esta área no Centro de Terapia.

Top