• Osteopatia Pediátrica

Osteopatia Pediátrica

A osteopatia pediátrica cada vez mais se destaca não só pelos seus benefícios para os bebés e crianças, mas também na prevenção de problemas que possam aparecer na idade adulta.

Durante a gravidez as posições que o bebé assume dentro do útero podem ser determinantes, para o crânio, pescoço ou até mesmo para as ancas e pés.

Uma pequena alteração do crânio, por exemplo, pode repercutir por todo o corpo. Até mesmo alterações posturais podem instalar-se como consequência do crescimento assimétrico dos ossos da cabeça.

O momento do parto, também pode ser crucial para o bebé.

 

Bebé a receber tratamento de osteopatia pediátrica
Partos demasiado longos, difíceis e instrumentados com fórceps ou ventosas podem causar alterações nos ossos do crânio, onde passam estruturas nervosas muito importantes que têm influência visceral e nervosa, como nas cólicas, obstipação, refluxo e também na sucção.

 

Como é feita a avaliação do bebé?

A função do profissional especializado em osteopatia pediátrica consiste assim em identificar os desequilíbrios físicos, pesquisar eventuais alterações de tensão, e fazer, uma avaliação craniana criteriosa, utilizando toques bastante subtis e gentis.

Qualquer técnica osteopática executada nos bebés, quer de tratamento quer de avaliação é indolor. O que não significa que, o bebé não chore!  Mas muitas vezes, o bebé chora porque se sente preso ou porque se aborrece simplesmente, ou até mesmo por outros motivos externos, mas nunca por dor causada pela abordagem osteopática.

Em que consiste o tratamento osteopático do bebé?

O tratamento é baseado unicamente em técnicas manuais, com pouca pressão, eficazes mas gentis. E pode ser realizado desde o primeiro dia de vida. Muitas vezes o osteopata utiliza técnicas para que o bebé esteja mais confortável durante o tratamento, podendo ser realizado com o bebé a dormir e ate mesmo a mamar ou simplesmente no colo da mamã.

Veja também no nosso blog: Quais as situações em que a osteopatia pediátrica poderá ajudar?

Top